segunda-feira, 30 de junho de 2008

Death Note: o livro da morte


Algumas vezes vou falar aqui de filmes difíceis de encontrar, mesmo que tenham sido lançados recentemente. Assisti há dois meses a uma série japonesa de suspense policial em desenho animado: Death Note. A mesma, com quase quarenta capítulos, me chamou atenção e logo entrou para meu conceito como a melhor série de anime que já vi. Primeiro: não foi feita para crianças. Segundo: extremamente cinematográfica. Terceiro: tinha um roteiro tão elaborado que deixei de dormir para ver mais episódios madrugada afora.

Pois então, Death Note se transformou em filme de live action. Como a história é extremamente longa, o dividiram em dois filmes de duas horas. E, para minha surpresa, não decepcionaram nem um pouco. Foi como ver o desenho animado ganhar vida, carne e osso. Deveria ser um exemplo para os produtores que pensam em levar qualquer cartoon para a grande tela.

A história gira em torno de um garoto que acha um Death Note, o livro da morte de um Shinigami. O Shinigami é uma entidade do folclore japonês que é responsável pela morte das pessoas. Para o mundo, é a boa e velha morte com a foice e capuz preto. Só que “A Morte” dos japoneses é, de longe, bem mais criativa.

Os personagens são marcantes, bem elaborados e cativantes – daqueles que acabam dividindo o expectador (uns torcem para o A e outros para o B). A atmosfera criada é incrível e a trama muito bem amarrada. Falar mais o que?

Acreditem, vale tanto a pena assistir à série de desenho animado que chego a arriscar: ela rivaliza com Lost e cia. Então recomendo ver em anime mesmo. Mas, se a paciência for pouca, veja só os filmes em live action. O primeiro se chama Death Note – movie. O segundo vem com o título de Death Note – the last name.

Vale a pena?
Só vi algo tão criativo em desenho animado japonês em Akira, mas esse é apenas um longa e Death Note é uma série extensa (e cheia de reviravoltas). É aquele tipo de “produto” que eu gostaria de esquecer só para assistir de novo.

Nota
10 – para a série em desenho animado. Não tem como dar nota menor. É perfeito e ficará guardado para o resto da vida em minha memória. Para os que se perguntam o que é um “dez” de um crítico, aí está: só ganha essa nota uma produção que marca para sempre, como ET, Poderoso Chefão, Matrix, etc.
8 – esse é para o filme. É muito bom, mas quando você compara com a série torna-se covardia. Mesmo assim, aconselho assistir primeiro a série de desenhos e depois os filmes.

Luciano Marques

2 comentários:

Vagner Vargas disse...

Vou dar uma olhada nessa série, gosto de animes e as histórias geralmente são interessantes. Valeu pela dica, malandro, abraço.

Ace Vieira disse...

bixo, sabes me informar ONDE acho os live action?
tipo, eu assisti o anime e há tempos tenho visto pics do filme, tá me dando no saco não tê-lo visto ainda --'

se puder me informar, fico grato, um abraço e passe lá
www.internometro.blogspot.com