domingo, 8 de junho de 2008

Príncipe da Pérsia: lá vem jogo

Como costumo ler notícias e ver trailers de filmes que só vão sair em 2009 (o que me deixa p... da vida de ansiedade), vou fazer essa sacanagem com vocês, que visitam o meu blog.

Um dos mais esperados filmes do ano que vem é Prince of Pérsia, adaptação do clássico jogo – primeiro em PC (desde o 386 de tela verde) até plataformas de videogames mais avançadas. Já vimos várias atrocidades no cinema, como Resident Evil, Doom e House of Dead, mas eu acho que dessa vez veremos algo novo: leia-se “não destruir o original”.
O projeto, que por enquanto tem o título de Prince of Persia: The Sands of Time, está na mão de Jerry Bruckheimer, que produziu nada menos que Top Gun, Pearl Harbor, Armageddon e Piratas do Caribe, então me reservo ao direito de esperar um bom longa pela frente.

Recentemente foi divulgado que Ben Kingsley (Casa de Areira) interpretará o vilão Nizam, que, para tentar se tornar o soberano da Pérsia, arma o assassinato de seu irmão, Shahrman, e coloca a culpa em Dastan (Jake Gyllenhaal, de Zodíaco). O príncipe então se une a exótica princesa Tamina (Gemma Artenton, de Quantum of Solace), para evitar que isso aconteça. Alfred Molina (Homem-Aranha 2) será o sheik Amar, mentor de Dastan.

A direção, no entanto, me mete um pouco de medo: Mike Newell. Ele dirigiu até bem um dos filmes de Harry Potter (Cálice de Fogo), mas não provou ainda do que é capaz.

E escute bem, pois vou avisar com anos de antecedência: se der certo, Prince of Persia pode virar uma interminável série, com várias continuações. Talvez um novo Indiana Jones (perdoe, meu Pai, não escute o que eu digo), pois o primeiro é a busca por um artefato com poderes (as Areias do Tempo). O que pode aparecer no dois, três...? E a saga do jogo é envolta em aventuras repletas de enigmas e armadilhas. Isso te lembra alguma coisa?

O jogo apareceu em sua primeira versão em 1989 e é um dos mais populares do planeta. Tomara que o longa, com estréia prevista para 7 de agosto de 2009, não estrague mais um clássico.

Vale a pena (a espera)?
Aguarde por um filme, no mínimo, parecido com A Múmia, com correria, boas cenas de ação e belos efeitos especiais. Se os desconhecidos roteiristas (Doug Miro e Carlo Bernard) se aprofundarem nas relações dos personagens, me surpreenderá.

Luciano Marques

Um comentário:

Vagner Vargas disse...

Sands of Time, se não me engano, foi o primeiro jogo da série que saiu para PS2. Depois dele, saíram mais dois, se eu me lembro bem, e já tem uma nova aventura prevista para a nova geração de games. Se for divertido como o game, vai valer a pena.