domingo, 8 de junho de 2008

Cinema grande, muito grande


Finalmente salas do cinema Imax vão chegar ao Brasil. Já temos estréia certa para São Paulo (setembro) e Curitiba (2009).

Não sabe o que é um Imax? É uma sala de cinema com tela especial, de aproximadamente 16 metros de altura por 22 de largura. Pouco mais que um prédio de 4 andares. Isso, é uma tela gigante mesmo! Mas não é só isso. As salas também são equipadas para o que há de mais avançado no formato 3D (aqueles filmes que se “projetam” para fora da tela). Saiu em tom de propaganda, eu sei, mas não estou ganhando nada dos empreendedores. É empolgação mesmo.

O Imax já existe em 36 países e só agora aparece por aqui. Nos Estados Unidos, começou sendo usado para filmes educativos (imagine ver a Amazônia gigante, em detalhes e em 3D). Mas os estúdios hollywoodianos logo cresceram o olho (o trocadilho não foi intencional) e começaram a disponibilizar seus lançamentos nesse formato. O último foi Speed Racer.

O preço vai ser salgado, pois o investimento é caro – até mesmo os óculos 3D são especiais (nada daqueles descartáveis horríveis de papelão). Mas eu garanto que vai ter gente viajando para São Paulo só para conhecer a sala. Eu aposto em algo girando em torno de 30 reais a sessão.

A grande jogada é que o Imax também trabalha com clássicos do cinema. Imagine assistir mais uma vez aos seis filmes de Star Wars, só que em uma tela monumental e com o sabre de luz passando perto do seu nariz? (para quem não conhece, é essa a sensação de um filme 3D*).

Segundo o criador do Imax, os expectadores não enxergam os limites da tela, então a sensação é a de estar dentro do filme (mesmo que ele não seja em terceira dimensão).

Não sei quanto a vocês, mas eu vou ser um dos primeiros da fila.

* clique AQUI para ver como funciona a sala e o sistema 3D.

Luciano Marques

2 comentários:

r.f. disse...

Fala meu caro Geraldino Luciano!

saudades do senhor!

antes de tudo, queria dizer que estou há muito para mandar um email ou fazer um comentário elogiando o blog e as opiniões. tenho lido absolutamente todos os posts. e concordado com a maioria. entrou na pasta de favoritos "cinema".
gostei mesmo.

segundo, dividindo com vc e com o público, a minha experiência com o imax 3d.

fui assistir a U23D em nova iorque. assim que voltei de viagem, afirmei às pessoas do trabalho a sensação de, quando vendo, estar presenciando algo novo. literalmente vivendo o futuro. sensação que tive ao ver Matrix e, num caso diferente, a cidade de deus (quando vi, ali, o futuro ou o crescimento do nosso cinema).

A sensação de ver um filme deste tamanho é inacreditável. mais surpreendente ainda é a nova tecnologia 3d, que espero eu chegue igual à de fora. nela, a sensação é de estar vendo algo real, como na vida real. com diversos planos.

Bem diferente dos antigos filmes 3d que dependiam de "surpresas", movimentos feitos em direção à câmera, para "assustar" a platéia.

Agora não. a intenção é fazer você se sentir parte. tem 1º, 2º, 3º, 4º planos... tudo perfeito, como na vida real.

E pra mim foi ainda mais especial pq o filme U23D foi filmado na argentina e no Brasil. me arrepio até hoje da sensação de estar numa sala daquele tamanho, com um som e uma imagem daquela e assistir ao show gravado no morumbi, com câmeras no lugar em que eu realmente estava.

foi como voltar no tempo e estar no meio do publico de novo.

Enfim, é isso.

parabéns e estarei sempre aqui!

os geraldinos eu espero que voltem em breve.

abraços meu querido!

Claudio Fernandes disse...

Se passarem Star Wars no Imax, eu vou a São Paulo!! :)