terça-feira, 24 de junho de 2008

Fringe: a nova série de J.J. Abrams

O gênio por trás de Lost, J.J. Abrams (Alias e Cloverfield), não descansa. Enquanto a aventura da ilha fica parada (a quinta temporada só volta ano que vem) o escritor e produtor se prepara para estrear sua nova série de mistério na TV: Fringe. Estréia entre aspas, pois o episódio piloto já vazou para a internet três meses antes de seu lançamento.

Estrelada por Joshua Jackson (o Joshua de Dawson’s Creek) e Anna Torv, Fringe promete. As primeiras cenas (notem que se passam em um avião, como em Lost) são impactantes e interessantes o suficiente para te prender até o fim do episódio.

A trama acaba envolvendo um tranbiqueiro inteligente e uma policial do FBI com ameaças biológicas bizarras e fenômenos estranhos que assolam todo o globo. E como o enredo é amplamente aberto, podemos esperar qualquer coisa daqui para frente, desde conspiração do governo até outras dimensões e extraterrestres. O que não pode acontecer é a série acabar se tornando uma cópia de Arquivo X. Mas, como é Abrams que está à frente do projeto, duvido que falte originalidade.

Além da cena do avião (superstição?), podemos notar no primeiro episódio uma trilha de suspense muito parecida com a de Lost. Se foi intencional, vai acabar se tornando uma assinatura de J.J.

Vale a pena?
Só assista ao piloto que vazou se tiver sangue de barata para agüentar a espera de três meses. Eu odeio esperar, mas também odeio ficar na expectativa, sabendo que o episódio está lá para ser assistido. O fiz e não me arrependi.

Se já quiser pesquisar para ir se preparando, veja "fringe science", que engloba a parapsicologia, o poder da mente, ufologia, combustão espontânea, etc. Esse será o palco da série.

Nota
9 – Não é um Lost, que pra mim ganha nota dez ao lado de Twin Peaks, mas Fringe chama a atenção e dosa o mistério na quantidade certa. Os atores vão ter de provar a quê vieram, mas o lançamento tem tudo para ser a nova menina dos olhos de J.J. Abrams e, consequentemente, dos fanáticos por séries de TV.

Luciano Marques

3 comentários:

Claudio Fernandes disse...

Se não fosse do gênio por trás de Lost, J.J. Abrams, minha nota para este primeiro episódio de Fringe seria 9. Como é de Abrams, merece um 7. Mas é importante considerar que é apenas o piloto (embora o piloto de Lost seja fantástico), e que pelo jeito haverá muita história boa partindo da premissa de Fringe. Eu não vou perder um.

Luciano Marques disse...

Tá vendo.... já está mal acostumado... risos.
Depois de ver Lost, tudo parece sem graça... hehehehe
Abraços.

Luciano

Vagner Vargas disse...

Ainda não assisti o piloto, mas tô curioso pra ver. A história parecer ser muito boa, do estilo que eu gosto, vamos ver se vai pra frente.