segunda-feira, 28 de julho de 2008

Arquivo X: acredito que é para fãs

Seis anos após o fim da série, eis que surge um novo longa. Chris Carter resolveu trazer novamente à cena Fox Mulder e Dana Scully. Eu, particularmente, sou fã incondicional da série. Já a assisti inteira duas vezes. Mas o filme é decepcionante. Vale apenas para quem estava com saudades de ver a dupla em ação. Quer dizer, ação entre aspas, pois Arquivo X – Eu quero acreditar é pé no freio total.

Chris Carter foi o J.J. Abrams do seu tempo. O criador de Lost deve muito a esse cara. Mas ele estava de férias, surfando pelo mundo. Perdeu o embalo. Durante a série, ele fazia de cada capítulo um filme. Literalmente! Um melhor que o outro. Mas esse novo longa (estreou na última sexta-feira) se arrasta em seus longos minutos.

Só há uma única chance de um não-fã da série gostar do novo filme de Carter: apreciar filmes policiais, como os de serial killer, onde as peças vão sendo encaixadas aos poucos até o clímax.

Devo confessar que adorei rever Mulder e Scully. Mesmo sem toda aquela conspiração alienígena. Mas, ao terminar o filme, olhei para os lados e encontrei um monte de gente com cara de quem comeu e não gostou. Podia ler suas mentes: “Cara, o que eu vim fazer aqui?”. Pobres coitados que não assistiram a série...

Vale a pena?
Como disse anteriormente, só mesmo um fá da série pode gostar de Arquivo X – Eu quero acreditar.

Nota
6 – Enfadonho, longo... Carter diz que vem um terceiro filme, dependendo da bilheteria. Espero que não.

Luciano Marques

Nenhum comentário: