sábado, 5 de julho de 2008

Donkey Xote: coitado dos europeus


O cinema europeu avançou bastante e consegue, aqui e ali, rivalizar com o hollywoodiano. No quesito animação, no entanto...

A tentativa foi feita com Donkey Xote, filme produzido por espanhóis e italianos, dirigido por Jose Pozo (El Cid) e que deve chegar ao Brasil em breve. A animação em si não deixa a desejar e é parecidíssima com as norte-americanas. Mas o enredo e a personalidade dos personagens... Hum, é de dar pena.

Os personagens da história são Don Quixote, seu escudeiro Sancho, o cavalo Rocinante e o burro Rucio. E se você acha o burro parecido com o burro de Shrek, não é uma mera coincidência. O mesmo foi encomendado junto à Dreamworks e é praticamente o mesmo que aparece nos longas do famoso ogro. No cartaz do filme de Pozo, está escrito em letras garrafais: “Dos produtores que assistiram Shrek”. Nem essa piada/desculpa dá certo.

Nem vou me deter na história, pois o filme é uma completa perda de tempo. A trama é uma das mais previsíveis que já vi, todos os personagens são esquecíveis e o todo não conseguiu sequer mover meu lábio um milímetro (nem para cima, em um pequeno sorriso, nem para baixo, em tom de desaprovação e desgosto.).

Vale a pena?
Não. E um não categórico.

Nota
2 – só há uma oportunidade de ser visto: você que é louco, doido por animações, e está sofrendo abstinência do formato. Mesmo assim, se prepare para assistir a um filme que nem fede e nem cheira.

Luciano Marques

Nenhum comentário: