quarta-feira, 28 de maio de 2008

Antes de partir: pense

Sou fã confesso de Jack Nicholson e Morgan Freeman, mas meus elogios ao filme Antes de Partir (The Bucket List) não diz respeito apenas aos dois – que acertam em quase tudo o que fazem. O filme dirigido pelo cineasta e ator Rob Reiner é uma comédia dramática que dificilmente encontramos. É aquele tipo de produção que nos faz refletir sobre a vida e no qual o final já está praticamente anunciado, mas o roteirista Justin Zackham foge de todos os clichês e nos apresenta uma história apaixonante e acima de qualquer suspeita.

Edward e Carter são dois velhos completamente diferentes que acabam se cruzando em um destino similar. E o caminho percorrido é carregado de emoção, humor e desejos desenfreados.

Não preciso comentar sobre as atuações dos protagonistas, pois ambos já chegaram a um nível em que a excelência praticamente aparece no automático. Mas a química entre os dois monstros sagrados é perfeita – e isso nunca é garantido, nem mesmo na mão de um bom diretor.

Rob, autor de boas obras como Conta Comigo, Louca Obsessão e Harry e Sally, conseguiu mais um longa que vai ficar marcado na minha memória. A trama se aprofunda na relação dos dois protagonistas e ainda, de quebra, se ramifica em sub-tramas interessantes, como a do faz-tudo do rico e a esposa do pobre.

Vai parecer piegas, mas o filme, daqueles que você pede para não acabar, te faz pensar na vida. Menos mal que o faz de maneira inteligente.

Vale a pena?
Assista assim que puder. Primeiro porque não deve perder nunca um filme de Morgan e Nicholson. Segundo porque é bom e duvido que alguém fale mal deste longa.

Nota
7,5 - além das boas atuações, direção e roteiro, Antes de Partir ainda é aquele filme que mocinhas e machões vão curtir. Feito para a lugar e não se arrepender.

Luciano Marques

Nenhum comentário: