segunda-feira, 19 de maio de 2008

Speed Racer – uma geração esquecida


Ultimamente tenho esperado com grande ansiedade alguns filmes – contrariando uma regra que tenho (quanto maior a expectativa, maior a chance de se decepcionar). Com o primeiro filme do Speed Racer, concebido e dirigido pelos irmãos Wachowski, não foi diferente. A desilusão, no entanto, foi enorme.
Andy e Larry Wachowski são fãs de quadrinhos e desenhos animados, e cineastas excepcionais. Sabem o que fazem, vide a série Matrix e V de Vingança. E eu apostava todas as minhas fichas que eles acertariam na adaptação do desenho animado do Mach 5. Não tinha como dar errado. Mas deu.
Speed Racer encantou toda uma geração na década de 80 e este filme era exclusivamente para ela. Ou seja, para os que têm, no mínimo, 28 anos. Não sei se os irmãos norte-americanos dobraram os joelhos para as exigências dos produtores, mas o fato é que o produto final mais parece um videogame que qualquer outra coisa. O visual é futurista demais, a comédia peca pelo excesso e muita coisa não se assemelha ao desenho criado por Tatsuo Yoshida nos anos 60. Se os Wachowski queriam agradar também aos mais novos, que nunca viram Speed em uma TV sem controle remoto, erraram feio. Respeitar o público-alvo é fundamental em uma adaptação. Seria o mesmo que fazer um filme de Jeannie é um Gênio para os adolescentes de hoje – trocando a garrafa (lâmpada) por um computador ou dispositivo Pokemon.
Uma adaptação mais realista, sem aqueles cenários gerados por computador, cairia melhor. Um roteiro mais adulto, idem. Os únicos detalhes que escapam são os atores (bem selecionados) e a corrida no meio do longa, que apresenta uma certa emoção. Tirando isso, sobra a pior obra dos Wachowski, que até aqui tinha acertado a mão em tudo o que dirigiam.
Rancor demais para com o filme? Não... Sou fã do personagem e não perdia um episódio. Lembro-me da descoberta sobre o irmão, bombástica na época. E até isso estragaram no filme.

Vale a pena?
Só para a Sessão da Tarde. Não gastaria nem meia entrada para assistir esse filme

Nota (0 a 10)
3 – ver em live action um personagem tão querido é bom, mas a decepção do conjunto da obra é enorme


Luciano Marques


Um comentário:

Vagner Vargas disse...

No mínimo 28 nada, eu assisti mto Speed Racer no Cartoon Network quando era moleque, bom demais.
Confesso que ainda não assisti o filme, mas estou curioso. Já ouvi críticas positivas e negativas, mas quero tirar minha própria conclusão.
Parabéns pelo blog, malandro, a gente se fala!