quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Teste de audiência: como nos EUA

A Caixa Cultural promove, nesta sexta-feira, a 16ª edição do Teste de Audiência, quando passa um filme nacional antes de ele entrar no circuito. É a chance de assistir a uma obra inédita e ainda opinar para um diretor atento e, normalmente, disposto a mudanças.

O filme da vez é o Pan-Cinema Permanente, documentário que conta a vida do poeta Waly Salomão (1944-2003). O filme, de Carlos Nader, investiga o poeta baiano que acreditava que realidade é ficção, vida é teatro e tudo é cinema. A sessão, gratuita, será dia 08 de agosto, a partir das 19h30. Ao final da exibição, o diretor participa de debate com a platéia.

Pan-Cinema Permanente traz imagens de Waly Salomão captadas durante catorze anos pelo diretor e amigo Carlos Nader. Os registros, sobretudo de viagens a lugares como Síria e Amazônia venezuelana, dão uma idéia do universo heterodoxo do poeta. Em uma das cenas, por exemplo, Waly aparece improvisando uma serenata para músicos alemães no meio de uma rua de Colônia, em 1989. Em outra, o poeta vocifera um de seus poemas rastejando pela areia de uma praia em Salvador, em 1985.

Além das falas contidas nas cenas e nas entrevistas de Waly, o documentário traz depoimentos de pessoas cujas vidas foram profundamente marcadas pelo poeta, como Caetano Veloso, Antonio Cícero, Susana de Moraes e Regina Casé. São estórias variadas, que inevitavelmente levam à mesma conclusão: o mote que orientou a vida de Waly é o de que toda convenção foi feita para ser quebrada, dentro dos quatro cantos do papel e, sobretudo, fora deles. Para ele, como para talvez nenhum outro poeta brasileiro do final do século passado, poesia era uma performance de vida.

Essa será, por enquanto, a última sessão do projeto, idealizado pelos cineastas Renato Barbieri e Marcio Curi. Nos Estados Unidos, quase todos os filmes passam por testes de audiência. Bem que a moda poderia pegar por aqui.

Ficha técnica

Pan-Cinema Permanente (documentário, 83 min, cor, Brasil, 2008)
Direção, Fotografia, Roteiro e Montagem: Carlos Nader

Serviço:
Teste de Audiência, com o filme Pan-Cinema Permanente, de Carlos Nader

Dia: 08 de agosto de 2008
Horário: 19h30
Local: Teatro da CAIXA Cultural – SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa
Recepção: 3206-9448/ Administração: 3206-9450
Entrada franca, lotação máxima do teatro 400 lugares
Classificação etária: livre

Informações e entrevistas:
Flávio Botelho (filme Pan-Cinema Permanente): (11) 3813- 7320/ 8141- 9802
flavio-botelho@uol.com.br

Luciano Marques

Nenhum comentário: