sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A Caçada

Rechard Gere estava sumido. Lá se vai um bom tempo desde que o ator posava de galã para uma linda mulher. Acho que o último foi o fracassado Dr. T e suas mulheres. Mas, de tanto procurar, o cinqüentão acertou ao encarnar o papel de um jornalista de guerra em A Caçada (The Hunting Party). Me deu a impressão de que o filme não alcançou plenamente seu objetivo, mas a atuação de Gere é descente e mostra que ele pode assumir outros planos dentro de Hollywood, como fez George Clooney.

Há mais ou menos um mês o chamado “Carniceiro da Bósnia” – Radovan Karadzic, ganhou as manchetes do mundo. O líder sérvio foi preso após 13 anos de buscas. Antes de chegar aos jornais, porém, sua história já estava retratada no filme A Caçada, baseada em fatos reais. Um grupo de jornalistas de guerra se reúne após alguns anos e, depois de se embebedarem, resolvem caçar um dos homens mais procurados do mundo. Claro, eles acham e sentem o terror na pele.

No filme estrelado por Gere, há algumas diferenças (fazem de cara limpa). Mas o jornalista encarnado por ele é cativante, sínico e irreverente. Fracassado profissionalmente, resolve partir em uma jornada louca atrás do carniceiro. Ele o faz ao lado do antigo companheiro cinegrafista (Terrence Howard) e o filho do chefão da emissora onde trabalhava (Jesse Eisenberg).

A Caçada poderia ser um filme mais tenso (algo como O Massacre da Serra Elétrica. É sério!). Acho que um maior suspense transformaria esse filme em uma verdadeira pérola. Mas, como o diretor Richard Shephard (O matador) resolveu amenizar, ficamos mesmo com o humor negro de alguns momentos e da aventurazinha bacana dos jornalistas.

Vale a pena?
Com certeza. Como verá na nota, A Caçada não é lá grande coisa, mas desperta um certo interesse em quem está assistindo. E temos nesse título um genuíno longa, daqueles que não procuram copiar fórmulas já existentes.

Nota
6,5 – Diante de tantos defeitos, o filme poderia ser um filmaço, mas é apenas um filme. E ponto.

Luciano Marques

Nenhum comentário: