sábado, 27 de setembro de 2008

Trovão Tropical

Dirigido por Bem Stiller (espero que ele não insista na profissão), Trovão Tropical (Tropic Thunder) é mais uma sátira sobre os faniquitos de atores famosos que sobre filmes de guerra, o que é uma pena. Isso porque o “estrelismo” focado neste longa é mais particular aos norte-americanos que aos espectadores do resto do mundo.

O início do filme é interessante e aqui Stiller acerta: trailers mostram os “atores” que vão encarar uma superprodução sobre a guerra do Vietnã – o rapper Alpa Chino (Brandon T. Jackson), o astro de ação Tugg Speedman (Ben Stiller), o comediante Jeff Portnoy (Jack Black) e o pavio curto Kirk Lazarus (Robert Downey Jr.). O filme em questão está atrasado e com o orçamento estourado, e um dos produtores tem a brilhante idéia de soltar as estrelas no meio do mato para dar mais realidade à trama. E é lá que eles esbarram em guerrilheiros de verdade – embora acreditem que é tudo uma armação do diretor.

A premissa é excelente e poderia render num filmaço de comédia. Feliz ou infelizmente, Ben Stiller está sem graça (ó, que novidade), Jack Black se mostra um verdadeiro descendente de Jim Carrey (caretas, mas caretas e nada mais) e Downey Jr mostra que está aproveitando cada gota do seu melhor ano após uma carreira que parecia acabada antes de O Homem de Ferro.

Tropic Thunder tem uma única piada longa durante toda a trama (a do estrelismo). As demais passam tão despercebidas que chega a dar sono. É a prova de que boas idéias podem ser desperdiçadas se jogadas em mãos erradas.

Vale a pena?
Não. Você pode, com certeza absoluta, passar sua vida sem assistir a esse filme. E quando estiver à beira da morte, pode dizer ao seu filho: “Garoto... Não precisa ver Trovão Tropical... arghhhhh”.

Nota
5,5 – Nos EUA já está rendendo bons milhões, mas vai entender a cabeça dos gringos. Até alguns críticos de respeito por aqui, como o Rodrigo Salem (Revista Set), deram nota 8... 9 para o filme. Ou eu passei a não entender nada de cinema ou realmente sou muito carrancudo com o gênero Comédia.


Luciano Marques

Nenhum comentário: